Nova Sede da Siemens Brasil


http://www.oliveiracotta.com.br/

O Novo prédio sede da empresa Siemens Brasil, localizado na Cidade de São Paulo, terá área construída de 53.500 m², e foi projetado com base em princípios de eficiência energética. O edifício se encontra localizado em área de APP, dentro do site existente da empresa. O maior desafio do projeto foi acomodar uma vasta gama de funções em um pequeno terreno com limite de gabarito, buscando fugir da solução mais comum nos escritório de São Paulo que é a planta profunda. Desta forma, buscou-se adotar uma planta com profundidade máxima de 15m, permitindo um melhor acesso a iluminação natural e ventilação, buscar otimizar a damanda energética da edificação  O prédio foi implantado de forma a fazer melhor aproveitamento do vento predominante de São Paulo (Sudeste), orientando assim a maior parte das fachadas no sentido norte-sul.

O controle da radiação solar também teve grande importância no partido arquitetônico, direcionando o desenho de cada fachada de acordo com as necessidades de sombreamento, reduzindo assim as cargas de resfriamento dos espaços de trabalho. Simulações de CFD (Computer Fluid Dynamics) foram realizadas com o proposito de avaliar o impacto dos dispositivos de sombreamento no movimento de ar.

O prédio está pleiteando a certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design), que é o mais alto nível de certificação LEED, que conseqüentemente deve atingir uma maior eficiência energética. 









Implantação Geral do Prédio. Simulação de Cfd demonstrando que o formato do prédio permite o acesso do vento predominante (sudeste) a todas as áreas de trabalho.


Orientação Solar.

Corte.




Corte.Simulação de CFD no ambiente de trabalho demonstrando o impacto do movimento do ar no conforto termico dos usuários.



Corte/Detalhe.Simulação de CFD no ambiente de trabalho.




http://www.oliveiracotta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário